Municípios de Braga e Guimarães aderem ao Pacto Climático Europeu

Os Municípios de Braga e Guimarães aderiram ao Pacto Climático Europeu com o intuito de praticarem ações mais sustentáveis e reduzirem em 100% a emissão gases de efeito estufa até 2050. 


Para alcançar as metas propostas, os municípios querem desenvolver um plano de cidade publicado anualmente, bem como promover e divulgar atividades de sustentabilidade relacionadas com as alterações climáticas são algumas das propostas dos municípios de Braga e Guimarães. Ambos pretendem realizar um inventário de emissões de gases de efeito estufa produzidas dentro das fronteiras, renovado a cada dois anos e verificado por um consultor externo.

Para alcançar os objetivos relacionados com a área da energia renovável e da eficiência energética, os municípios pretendem publicar os respetivos progressos, de forma a estimular a continuação das práticas sustentáveis. Outro dos objetivos é que a frota municipal ultrapasse os 20% de veículos movidos a energia elétrica, híbrida e a hidrogénio.

Medir e a informar todos os munícipes relativamente ao consumo de carnes e lacticínios e incentivar a compra de frutas e legumes frescos em determinados centros de comércio é outro dos compromissos. Serão, também, incorporadas metas de segurança híbrida e uma estratégia de gestão dos respetivos recursos.

Para salvaguardar a saúde dos habitantes e visitantes, os municípios querem ainda identificar e informar quais as populações mais vulneráveis e afetadas pelos impactos climáticos, através da realização de uma avaliação de risco e de vulnerabilidade à saúde.


No total, são 16 as organizações portuguesas comprometidas a alcançar os objetivos da iniciativa europeia.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv