Guimarães inaugura parques de estacionamento de velocípedes

Município vimaranense inaugurou esta quinta-feira dois parques de estacionamento de velocípedes. Investimento contou com apoio do Fundo Ambiental.

A cidade de Guimarães passa a dispor, a partir desta quinta-feira, de um serviço de bicicletas e trotinetes elétricas partilhadas. A instalação acontece em simultâneo com a inauguração de dois parques de estacionamento dedicados a velocípedes, um deles junto à estação da CP e o outro nas imediações da central de camionagem.

A autarquia definiu ainda zonas de estacionamento e não circulação, nomeadamente na zona histórica da cidade, de modo a preservar o equilíbrio entre a elevada procura esperada por estes modos de transporte e a organização do espaço público da cidade.

O serviço é operado pela BIRD, empresa líder no transporte elétrico amigo do ambiente e a primeira a instalar-se na cidade berço no âmbito das licenças atribuídas pela autarquia.


No total são disponibilizadas 200 trotinetes e 200 bicicletas elétricas partilhadas, distribuídas por mais de 70 pontos de partilha previamente definidos pelo município e que poderão ser localizados na app da BIRD.

É mais um passo para a redução da presença do automóvel individual em Guimarães


Presente na inauguração destes novos espaços esteve o presidente da autarquia, Domingos Bragança, que destacou o compromisso de Guimarães com a defesa do ambiente. “Estamos mobilizados para a Sustentabilidade Ambiental e, neste caso para a mobilidade suave em contexto urbano. Pudemos, com o apoio do Fundo Ambiental, instalar duas estruturas para estacionamento de velocípedes, e teremos duas empresas a operar um sistema de partilha de bicicletas e trotinetes, uma das quais, a Bird, começa a opera na cidade a partir de hoje”, revelou.

Também a Vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira assinalou o facto de o município continuar apostado no desenvolvimento de diversas ações na persecução da sustentabilidade ambiental.

“Com a atribuição das duas licenças para a atividade de partilha de velocípedes por processo público, [Guimarães] dá mais um passo para a redução da presença do automóvel individual, em direção à descarbonização dos transportes. A entrada em funcionamento do sistema de partilha de velocípedes – trotinetes e bicicletas em Guimarães, por um dos dois operadores, no caso da BIRD, configura ainda uma nova etapa para a alteração das práticas de mobilidade tradicionais, quer num contexto de Cidade, quer do concelho pela disponibilização de bicicletas elétricas”, sublinhou.


Segundo a referida empresa, Guimarães marca também a entrada do modelo de trotinete BIRD S em Portugal, um modelo que tem como diferencial o facto da sua bateria ser amovível, ou seja, a pegada carbónica será ainda menor com esta trotinete. 


Além disso, Guimarães será agora a 4a cidade portuguesa servida com o modelo de bicicletas elétricas Sky Blue .

Para celebrar este lançamento, a BIRD vai lançar um código promocional para incentivar a utilização destes novos modos de transporte. Quem abrir a app da BIRD em Guimarães só tem de introduzir o código “OLAGUIMARAES” para usufruir de 30% de desconto em cinco viagens.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv