Organização lança campanha a um ano da Jornada Mundial da Juventude

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 lançou esta segunda-feira uma campanha que assinala um ano para o encontro com o Papa Francisco, a realizar na capital portuguesa. Entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, Lisboa recebe o próximo encontro internacional que reúne milhares de jovens de todo o mundo.
‘Vemo-nos em agosto de 2023!’ é o mote da iniciativa que inclui “a colocação de outdoors e uma presença forte nos meios digitais”, para apelar à participação dos jovens. Em declarações à RUM, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, refere que a ação, que assinala a contagem decrescente para a jornada, serve para “renovar e reforçar o convite a todos os portugueses”.
Apesar das incertezas atuais, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 mostra-se expectante. “Temos as melhores expectativas possíveis. Sabemos que todos vivemos, infelizmente, muitas incertezas seja do mundo da economia, seja do mundo da saúde com a pandemia, seja agora com o conflito de guerra no continente europeu”, começa por dizer. “Há muitas condicionantes que nos podem surpreender, mas agora o caminho é para a frente, é organizar e preparar tudo o que estiver ao nosso alcance para que os jovens do mundo inteiro se sintam acolhidos, amados e cuidados no nosso país”, considera. “Tenho a certeza que vai correr da melhor forma porque somos um povo espetacular, conhecido no mundo pela nossa hospitalidade”, acrescenta.
Sobre a adesão dos jovens portugueses, o bispo auxiliar de Lisboa explica que, normalmente, a participação dos nacionais é difícil “por não haver o ânimo de viajar para o estrangeiro”, contudo, revela que tem verificado uma adesão cada vez maior. A cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são os dois símbolos da jornada que estão a peregrinar pelas dioceses portuguesas, tendo, até ao momento, passado por dez.
As inscrições para a JMJ Lisboa 2023 abrem depois do verão.
