CCVF celebra 17º aniversário com estreia do espetáculo ‘Larsen C’

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, celebra o 17º aniversário, a 17 de setembro, com a estreia nacional da peça ‘Larsen C’ de Christos Papadopoulos.
Na peça de dança contemporânea, agendada para as 21h30, o coreógrafo traz a metáfora de um iceberg gigante em processo de descongelamento que convida o público a refletir sobre as questões ambientais. “Uma peça belíssima com muitos bailarinos em palco”, refere Rui Torrinha, diretor artístico do CCVF e Artes Performativas d’A Oficina.
O diretor artístico sublinha a importância desta celebração. “É uma data que nos deixa à porta da maioridade, são 17 anos de um edifício absolutamente emblemático da cidade que continua a contribuir para a construção da identidade contemporânea de Guimarães”, refere.
Um espectador equivale a uma árvore. Este é o compromisso d’A Oficina, no âmbito da colaboração com o Laboratório da Paisagem, para reforçar as boas práticas ambientais que, para Rui Torrinha, devem ser “cada vez mais notórias”. Assim, no espetáculo, por via do projeto ‘Guimarães mais Floresta’, A Oficina vai plantar uma árvore por cada espectador, em linha com o objetivo de Guimarães se tornar numa cidade mais verde, sustentável e climaticamente neutra até 2030.
“Trata-se de uma ação de responsabilidade social no sentido de preservar o ambiente e o clima que é uma das preocupações cada vez mais inscritas nos programas artísticos e na forma de atuar d’A Oficina enquanto instituição”, refere.
A celebração está integrada na edição Green Week 2022, que decorre entre os dias 16 e 18 de setembro. Após o espetáculo, será efetuada a primeira iniciativa de plantação no dia seguinte. Os bilhetes custam 5 euros.
