CTB organiza ‘1ª Mostra Internacional de Teatro’ com quatro companhias internacionais

A Companhia de Teatro de Barga (CTB) organiza a ‘1ª Mostra Internacional de Teatro’ com seis espetáculos dinamizados por cinco companhias europeias. Entre esta quinta-feira e sexta-feira da próxima semana, os palcos do Theatro Circo, em Braga, e do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, recebem, além da de Portugal, as companhias de Itália, Geórgia, Turquia e Ucrânia.

A peça ‘Il Marinaio’ de Fernando Pessoa, com encenação de Lelio Lecis Akròama do Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna, inaugura o ‘MIT – Mostra Internacional de Teatro – Caminhos Sem Fronteiras’ esta quinta-feira às 21h30, no Theatro Circo. O espetáculo volta a repetir na sexta-feira, na sala bracarense, e entra em cena no Theatro Gil Vicente, na quarta-feira da próxima semana, às 21h30 horas.

Entre sexta-feira e domingo, às 19h00, sobe ao palco do Theatro Circo o espetáculo ‘Northern Lights’ com texto e encenação de Vlodomyr Samoilenko, da Ucrânia, montado no quadro do projeto ‘Stage, home for the World’, que integra a CTB, o DST Group e atores da Ucrânia. A peça ‘3+3’ de Manana Dioashvil, com encenação de Ione (Vano) Khutsishtsili do Nacional Theatre Al. Tsutsunava de Ozurgeti na Geórgia, pode ser vista no Theatro Circo, este sábado e domingo, às 21h30. 


Segue-se a peça ‘Memurin Fasli’, de Coşkun Irmak, com encenação de Kubilay Erdelikara do Teatro Municipal de Maltepe na Turquia. Na segunda-feira, às 21h30, no Theatro Circo e na quinta-feira, no Theatro Gil Vicente, à mesma hora. A mesma companhia teatral turca produziu o espetáculo ‘Undergrounds’ de Tchekov com encenação de Kubilay Erdelikara, que pode ser visto no Theatro Circo, na terça-feira da próxima semana, às 21h30 horas. 


A Companhia de Teatro de Braga encerra o festival com a peça ‘Os Pássaros’ de Aristófanes com encenação de Rui Madeira, direção do Coro de Veronika Litkevich e Olga Turutja, em espetáculo marcado para o Theatro Circo quinta e sexta-feira, às 21h30.


O diretor e encenador da CTB, Rui Madeira, fala de um “festival forte e abrangente”.

O evento conta, ainda, com atividades paralelas. No sábado o Theatro Circo recebe, às 18h30, um debate sobre ‘Modelos de financiamento’, com vários diretos de varias companhias. Na terça-feira recebe à mesma hora, a apresentação do livro ‘Actas do I Congresso Internacional do Teatro Galego| O Teatro Português e o Teatro Galego’. Na sexta-feira, domingo e quarta-feira, pelas 18h00 a sala bracarense apresenta ‘Conversas sobre Práticas teatrais e processos de criação’ com a participação de elencos e diretores das companhias participantes.

Rui Madeira salienta que a iniciativa visa contribuir para a diversidade cultural e a coesão social, através da arte teatral. “O obejtivo é criar condições para que cada vez mais os cidadãos dos vários países vão tendo conhecimento e apetências pela diversidade cultural, por aquilo que é a criação artística de outros países, sobretudo numa altura em que a Europa está a passar uma crise enorme”, refere. Na opinião do encenador há duas opções, “aprofundar as democracias e mostrar sem medo as diferenças culturais, procurando, através desse reconhecimento do outro, aquilo que é importante numa sociedade de hoje que é a coesão social e a igualdade das pessoas nos direitos e deveres”, considera.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv