Associação AMO e Rodellus de Braga promovem ação de limpeza no Rio Este

A Associação Mãos à Obra (AMO) e a Associação Cultural Rodellus promovem este sábado uma ação de sensibilização ambiental que se destina a limpar as margens do Rio Este, em Ruílhe.
Realizada em parceria com o grupo Protetores do Rio Este, a iniciativa ‘Limpeza das Margens do Rio Este’ marca o arranque do grande evento de limpeza programado para meados de setembro em várias freguesias do concelho de Braga, nomeadamente na União de Freguesias de Arentim e Cunha, Ruílhe, Priscos e Celeirós, Aveleda e Vimieiro.
Hernâni Silva, da Associação Cultural Rodellus, revela que a ideia nasceu em 2020. “Juntamo-nos em várias reuniões para proceder à limpeza em Ruílhe, contudo, devido à pandemia, não foi possível. Mais tarde, pensamos que podíamos também limpar as margens nas outras freguesias e criar um impacto ainda maior”, refere.
“Promover a sensibilização ambiental é a principal mensagem”, começa por dizer. Hernâni Silva dá conta da atual situação do rio, que considera “quase abandonado” em algumas zonas da cidade. “As pessoas não chegam perto do rio porque às vezes há sementeiras, árvores grandes, lixo, contudo, encontra-se em melhores condições do que em 2020″, salienta.
O ponto de encontro é no Adro da Igreja, pelas 9h30.
