Casa dos Coimbras recebe exposição de pintura do famalicense David Lopes

A Casa dos Coimbras, em Braga, acolhe a partir desta sexta-feira, a exposição de pintura ‘Ares e Olhares’ do famalicense David Lopes. A mostra artística engloba 21 obras de paisagens, monumentos, caminhos e recordações sobre o Minho.
A inauguração, agendada para as 21h30, vai contar com a presença do autor e do curador da exposição, o pintor Santiago Belacqua. À RUM, David Lopes revela que intenciona mostrar algo diferente do que se pode encontrar nas galerias. “Vou tentar mostrar o meu estilo, mais ultramoderno ou vanguardista, a minha maneira de ver as paisagens, os sítios do Minho, portanto, a minha maneira de ver os lugares, as cores, o traço, os ares que se capta com a tinta e com o movimento”, explica.
Natural de Nine, o artista tem trabalhado diversas técnicas de pintura, desde o acrílico sobre a madeira ao óleo sobre a tela. Nas obras sobressaem as paisagens do Norte, nomeadamente o Bom Jesus, o Gerês ou o Rio Cávado.
“Tenho, por exemplo, o Arco da Porta Nova, um quadro em contraluz e outro com a luz a entrar de frente, tenho vários do Bom Jesus que é um tema que já trabalhei bastante e que continuo a trabalhar porque gosto do sítio e dos ares, e também da minha terra”, revela. No entender do pintor, é importante o olhar sobre cada paisagem. “O ar junto à praia é muito diferente do ar da serra, as pessoas às vezes não reparam nisso, mas as cores ficam muito diferentes”, refere.
A mostra artística vai estar patente até 31 de julho.
