UMinho INTernational Week cativa 46 participantes dos 4 cantos do mundo

46 representantes de 26 universidades dos quatro cantos do mundo participam na 5ª edição da UMinho INTernational Week no âmbito dos projetos Erasmus+ International Credit Mobility, coordenados pela Universidade do Minho, mais concretamente, o UMove (ME), JAMIES e PEERS.

Os participantes são oriundos de 22 países, a grande maioria da África do Sul, sendo que também existem participantes da Albânia, Argélia, Arménia, Bielorrússia, Cabo Verde, Cazaquistão, Cuba, Geórgia, Indonésia, Jordânia, Kosovo, Laos, Líbano, Malásia, Moçambique, Palestina, Peru, Tailândia, Tunísia, Uruguai e Vietname. 


A ideia, adianta a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, passa por partilhar boas práticas sobretudo ao nível da cooperação e relações internacionais. A responsável não esconde que a situação pandémica penalizou este género de iniciativas, contudo, tem existido cada vez mais curiosidade da parte dos estudantes, docentes e técnicos, administrativos e de gestão em participar nestas experiências de enorme “riqueza” cultural, social e profissional. 

O primeiro dia, esta segunda-feira, será dedicado às apresentações e visitas ao campus de Gualtar com um momento cultural proporcionado pelo grupo Bomboémia.

Ana Esteves, diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, destaca outras atividades mais teóricas aos microfones da RUM, nomeadamente, um workshop prático sobre “elaboração de candidaturas a programas Erasmus+”, visto que muitos dos participantes da UMinho INTernational Week podem “não estar tão informados sobre oportunidades de financiamento”. Outra das sessões visa encorajar oportunidades de mobilidade nas academias, uma apresentação ao cargo do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, sobre inovação nestas áreas e ainda uma atividade sobre multiculturalismo pelo BabeliUM.

Para a maioria dos participantes esta é a primeira vez em Portugal, por isso, esta quarta e sexta-feira, foram planeados programas com foco no centro da cidade bilimenar. 

De frisar que no dia 6, o grupo será recebido pelo reitor, Rui Vieira de Castro, no Largo do Paço, seguindo-se uma visita à Biblioteca Pública de Braga, Museu Nogueira da Silva, Galeria do Paço, onde está patente uma exposição evocativa do centenário de Maria Ondina Braga, e à Loja UMinho.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv