UMinho ganha novo laboratório associado

A meta passa por ser um líder nacional na investigação e inovação nas áreas de interface entre a biotecnologia e os sistemas microeletromecânicos.

‘Labbels’ é o nome do novo laboratório associado da Universidade do Minho. A unidade, cujo plano estratégico foi apresentado esta quinta-feira na Escola de Engenharia, junta o Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Centro de Investigação em Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS), na procura de soluções inovadoras e avançadas que vão ao encontro de uma economia sustentável, circular e neutra.

A meta passa por ser um líder nacional na investigação nestas áreas, ligando linhas temáticas do CEB – Biotecnologia Industrial, Biotecnologia Ambiental, Biotecnologia da Saúde e Biotecnologia Alimentar -, com a experiência em modelação computacional, micro/nano fabricação, integração e teste de dispositivos inteligentes do CMEMS.

Em declarações à RUM, a diretora do CEB assume a intenção de “aumentar a transferência de tecnologias para as empresas, melhorar a captação de fontes de financiamento, sobretudo europeias, e a comunicação para o exterior e valorizar a investigação e a inovação”.

Neste último dossiê explica que o ‘Labbels’, que tem um programa de financiamento válido até 2025, pressupõe “o aumento da contratação de doutorados, com contratos permanentes”, de forma “a promover o emprego científico”.

O estatuto de laboratório associado é concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a instituições de investigação. A ideia, segundo a responsável pelo projeto, passa também por “apoiar o Governo na definição de políticas públicas que respondam aos desafios atuais, como a transição climática e digital”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv