Comemorações do Dia de Portugal vão “beneficiar comércio e toda a cidade de Braga”

As Forças Armadas Portuguesas juntam-se esta semana à população de Braga para mais uma comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para assinalar a data, o centro da cidade acolhe vários eventos e atividades. Até domingo, a Praça da República recebe exposições de meios e atividades do Estado-Maior-General das Forças Armadas, da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
A RUM esteve no local onde será assinalada a efeméride e conversou com os cidadãos. A opinião é unânime. Trata-se de uma semana que traz benefícios para a cidade.
Para Francisco Moura acaba por ser “uma alegria para Braga”. “Acho uma ótima iniciativa que vai beneficiar o comércio e toda a cidade”, refere, garantindo que vai marcar presença na Cerimónia Militar na sexta-feira, “se o tempo permitir”.
A vertente educativa também é apreciada, neste caso por Lara Gomes, que considera “uma boa atividade para aprender sobre o 10 de Junho”. Mónica Leite partilha da mesma opinião. “Traz novidades e cultura a Braga, como também permite à população ter um contacto mais direto como o que faz o Estado-Maior-General das Forças Armadas”, refere.
Este tipo de eventos pode também levar a momentos de nostalgia. Antigo militar, Joaquim Guimarães visitou a exposição “mais do que uma vez”, recordando, de alguma forma, a sua experiência. Já a jovem Clara Araújo alerta para a importância destas iniciativas, no sentido de “dar mais valor ao exército”.
Na quinta-feira tem lugar, nos Paços do Concelho, a cerimónia do içar da bandeira nacional, que conta com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa. No dia 10 de Junho, sexta-feira, a Avenida de Liberdade recebe a Cerimónia Militar, presidida pelo Presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, que conta com a participação de cerca de 2 mil militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea.
*com Marta Lima
