Oficina convida público a ‘ruminar’ o CIAJG no Dia Internacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus, a Oficina, cooperativa cultural vimaranense, promove a performance ‘Ruminar o museu’. Decorre às 19h no Centro Internacional das Artes José de Guimarães e é um dos momentos que vai assinalar a efeméride.
Trata-se de um percurso guiado, salpicado por uma reflexão poética, que tem como base a obra de José de Guimarães, nomeadamente o ‘Manifesto aos pintores inconformistas – Arte Perturbadora’. Nesta ação-performance-percurso-degustação, entre o interior e o exterior do museu, o público é convidado a participar em experiências audiovisuais e sensoriais que pensam a história enquanto narração, degustação e metabolismo.
Filipa Araújo, uma das autoras deste momento artístico, remete a explicação do conceito para o duplo significado de ‘ruminar’: “o ato de remoer os alimentos que voltam ao estômago dos herbívoros, mas também, no sentido figurado, transporta para a ideia de meditar, de planear, de cogitar”.
Por parte do coletivo que se autointitula ‘artistas ruminantes’ e que conta ainda com as presenças de André Alves e Max Fernandes, será “proposta uma reflexão aos participantes, lançando uma série de perguntas”. “Será que a história rumina ou reflete-se?”, questiona.
Além do evento supracitado, o CIAJG organiza esta quarta-feira visitas orientadas ao novo ciclo de exposições ‘Voz Multiplicada’, a partir das 10h, uma oficinas de artes visuais ‘Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte’, às 14h30, e de correspondência ‘CartaMuseu’, às 15h30. Realiza-se ainda a conversa ‘Um museu na cidade’, com Carlos Bernardo, Nuno Grande e Eduardo Brito’, moderada por Samuel Silva, que começa às 21h30.
