Nuno Sousa mantém-se na presidência até eleições marcadas para o final do mês

Nuno Sousa foi eleito pelo Conselho de Escola de Medicina da Universidade do Minho, na passada sexta-feira, como presidente interino. A reunião contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
Desta reunião, resultou a constituição de uma Comissão Eleitoral composta pelos professores Agostinho Carvalho, Caroline Pereira, Fernando Rodrigues e Sandra Pereira.
De acordo com o presidente do Conselho de Escola, António Salgado, existe um calendário eleitoral provisório. As candidaturas podem ser submetidas até 20 de maio, sendo que as eleições deverão ocorrer no dia 27 do mesmo mês.
Segundo os Estatutos da unidade orgânica e da academia minhota, o presidente da escola terá de ser “um professor catedrático, de carreira, afeto à escola, ou um investigador coordenador, eleito pelo conselho da escola”. O mandato do presidente da Escola tem a duração de três anos, podendo ser renovado uma única vez.
Recorde-se que Nuno Sousa e os seus três vice-presidentes apresentaram a demissão ao reitor da academia minhota, a 29 de abril, alegando que na base da decisão estariam “restrições orçamentais muito significativas”. Uma premissa já confirmada pelo responsável máximo da academia minhota, na passada sexta-feira, em reunião do Conselho Geral da UMinho.
