Macedo Barbosa deixa AEB “no tempo certo” para “dar uma nova vida à instituição”

Doze anos depois, Domingos Macedo Barbosa deixa a presidência da Associação Empresarial de Braga (AEB), por considerar que este é o tempo certo para “dar uma nova vida à instituição”. A AEB será, agora, liderada por Daniel Vilaça.
Em entrevista à RUM, o ainda presidente revelou que há “um tempo certo para sair” e, neste momento, disse ainda, a instituição precisa de “novos olhares e novas formas de pensar”. “Era a altura de dar oportunidade a quem tivesse uma visão mais atualizada e pudesse com isso reforçar a visibilidade e o poder da AEB, completou.
Durante mais de uma década, nem tudo foi fácil na gestão da Associação, admite. O presidente lembra, no momento da saída, o tempo da troika, da pandemia e, mais recentemente, da guerra. Todos os momentos tiveram impacto na economia e na vida social.
Ainda assim, “o balanço é positivo”. A reestruturação da instituição, refere, “foi fundamental, quer do ponto de vista financeiro, como ao nível da reorganização interna”. Além disso, Macedo Barbosa recorda que a sua direção conseguiu “ajudar as empresas que tinham necessidade de estar no espaço público”. “Estamos com grande atividade no apoio à formação, preparando quadros para as empresas e a qualificação desses quadros”, referiu.
A Associação Comercial de Braga passou, em 2021, a designar-se Associação Empresarial de Braga. Desde então, disse o presidente, tornou-se “mais agregadora”. “Era uma responsabilidade que a insituiçao teria que assumir, sobretudo depois da desistência da Associação Industrial do Minho”, reforçou.
Quanto ao sucessor, Domingos Macedo Barbosa tem uma certeza: “Daniel Vilaça vai ser um grande presidente”.
“É um empresário com obra feita e tudo o que fez foi com as capacidades que tem. Mostra à sociedade o que é um empresário jovem, dinâmico e um exemplo a seguir por todos os que se querem lançar no mundo das empresas. A AEB fica muito bem entregue e eu fico satisfeito por ser ele a ssusmir os destinos da Associação”, finalizou.
Já Daniel Vilaça, que é empossado no próximo dia 26, destacou, em entrevista à Universitária, “as contas sólidas e uma imagem credível da Associação” que herdou de Macedo Barbosa. O novo responsável salienta o “respeito por parte do Governo e dos municípios”.
Daniel Vilaça vai ainda integrar a nova direção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). Domingos Macedo Barbosa foi convidado a integrar o conselho geral da Confederação.
