CMB vai lançar novo concurso para terminar Variante da Encosta

O Partido Socialista votou contra a quinta modificação do contrato relativo aos trabalhos na Variante da Encosta e revogação da decisão de aprovação de indemnização ao empreiteiro. O ponto foi discutido esta segunda-feira em reunião do executivo municipal, na Junta de freguesia de Fradelos.

De acordo com a informação divulgada, o Município de Braga vai suspender trabalhos no valor de quase 600 mil euros resultantes da atualização das medições efetuadas em obra e pretende revogar a decisão de pagar ao empreiteiro mais de 62 mil euros. Decisão essa que tinha sido deliberada na reunião do executivo municipal de 15 de dezembro do ano passado. Segue-se a abertura de um novo concurso público.

O vereador da oposição, Artur Feio, acusa o executivo liderado por Ricardo Rio de “falta de estratégia”, visto que a maioria de direita contratualizou serviços que agora são rescindidos. O socialista alerta para o facto deste novo concurso para terminar a Variante da Encosta, mais concretamente a ligação à Falperra, no período de instabilidade que vivemos, poder vir a custar perto de 900 mil euros, ou seja, os 600 mil “não serão suficientes”.

Já Bárbara de Barros, da CDU, concorda com a revogação. Aos jornalistas a vereadora da oposição considera prioritário o acompanhamento da empreitada, de modo a que depois do novo concurso a obra possa ser terminada. “Têm de ser apuradas responsabilidades”, uma vez que este não é o único exemplo em que o valor orçado para os trabalhos não foi cumprido, a comunista dá os exemplos do Mercado Municipal e do Altice Forum Braga. A CDU espera que no futuro a autarquia seja mais “rigorosa”.

Em resposta, o presidente do Município de Braga confessa que o processo do ponto de vista da gestão da obra “não correu bem” e por isso é “incontornável que a obra vá custar mais do que o previsto”. No entanto, Ricardo Rio explica que o agravamento dos custos da empreitada está relacionado com o desenho do projeto e mudança de opções durante a execução da obra.

Quanto ao resultado final, o edil discorda do vereador do PS e reitera que a solução encontrada para o local foi “bem implementada” com reforço das condições de segurança rodoviária, abrandamento da velocidade do trânsito e criação de uma ciclovia. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv