CMB pondera alargamento do horário do Mercado Municipal de Braga

O Município de Braga está a ponderar o alargamento do horário do Mercado Municipal de Braga às quintas e sextas-feiras. A informação foi avançada pela vereadora com a pasta da Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais, Olga Pereira, durante a reunião de executivo municipal desta segunda-feira que teve lugar na Junta de Freguesia de Fradelos.

A vereadora começou por ser questiona em relação à decisão de encerrar o equipamento à segunda-feira, a partir já desta semana, pelos vereadores da oposição do PS e CDU. A responsável garante que foi aberto um inquérito em que 70% dos mais de 200 comerciantes demonstraram vontade de encerrar no primeiro dia da semana.

Aos jornalistas a vereadora avançou a possibilidade de alargar o horário de funcionamento, entre as 19h00 e as 20h00, de modo a tornar o equipamento mais atrativo. Contudo, Olga Pereira declara que está em constante auscultação com os vendedores, logo esta decisão só será tomada se existir “um número considerável de comerciantes a apoiar a ideia”. 

De frisar que a autarquia criou um “cartão cliente profissional” que possibilita, a quem o possui, frequentar, caso assim o entenda, o Mercado Municipal às segundas-feiras. Segundo a vereadora serão cerca de 30 os comerciantes que vão continuar a laborar no dia de descanso do mercado. Para adquirir este cartão basta comprovar atividade.

CDU propõe fim de obrigatoriedade de presença e coimas. PS recomenda abertura ao sábado à tarde.

A CDU vê com bons olhos o facto de o executivo municipal voltar atrás na obrigatoriedade do Mercado Municipal estar aberto diariamente, apesar de alguns talhantes não estarem de acordo com o fecho todas as segundas-feiras. Porém, continua a defender a liberdade de escolha dos comerciantes em relação aos dias em que pretendem vender no equipamento municipal sem serem penalizados por coimas. Quanto ao alargamento do horário, Bárbara de Barros considera uma medida de difícil implementação, visto que não existe igualdade de circunstâncias entre pequenos produtores e retalhistas, uma vez que no primeiro caso são os próprios produtores que fazem a venda no mercado.

“O alargamento do horário parece-me algo difícil pois não podemos obrigar os comerciantes a ficar 12 horas no mercado quando eles até já ficam horas a mais”, afirma Bárbara de Barros. 


Na ótica do PS a decisão de fechar o mercado à segunda-feira apanhou quer os partidos quer os comerciantes de surpresa. O vereador da oposição Artur Feio considera a decisão como desfavorável visto que serão cerca de 60 os comerciantes que estão contra a medida.


Para além do alargamento do horário de funcionamento do Mercado Municipal para lá das 17h00, o PS propõe o funcionamento ao sábado de tarde. Para o socialista o fecho do espaço às 17h00 impossibilita que muitas pessoas optem por este serviço.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Volta ao Mundo em 180 Discos
NO AR Volta ao Mundo em 180 Discos
00:00 / 00:00
aaum aaumtv