PE. Efeitos da guerra em destaque no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Ao segundo dia da sessão plenária de maio no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a guerra na Ucrânia entra na agenda. Os trabalhos iniciam às 9h.
Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realiza-se um debate sobre as ameaças à segurança e à liberdade dos meios de comunicação social na Europa. Ainda durante a manhã é apresentado um relatório sobre a relevância da inteligência artificial na era digital e, logo a seguir, entra em ação o primeiro ministro de Itália, Mario Draghi, que vai discutir com os deputados o presente e o futuro da Europa.
A parte da tarde arranca com o período de votações, às 14h, com destaque para a lei que prevê a reforma eleitoral na União Europeia, a pensar já no próximo sufrágio, previsto para 2024.
Seguem-se mais debates, primeiro com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e, mais tarde, com representantes da Comissão Europeia, que vão abordar a autonomia energética da Europa e a importância estratégica das energias renováveis, das interconexões e da eficiência energéticas.
Depois entra a guerra na Ucrânia na agenda. Em análise estarão a resposta da União Europeia em matéria de ciberataques na sequência da invasão e o impacto nos setores dos transportes e do turismo.
