Mais de 250 especialistas vão refletir sobre futuro da indústria da construção

São esperados mais de 250 participantes no 4º Congresso Português de Building Information Modelling que decorre de 4 a 6 de maio, no Espaço Vita. O objetivo passa por refletir e debater o futuro da digitalização na indústria da construção. Depois de Guimarães, Lisboa e Porto chegou a hora de Braga acolher o evento que está a ser organizado nas Escolas de Engenharia e de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, com o apoio das universidades do Porto e de Lisboa.


Durante os três dias do evento será discutida a normalização da forma como se guarda informação em todas as fases do ciclo de vida das construções, gestão de ativos, nomeadamente, de edifícios e outras infraestruturas como pontos e barragens, para além da partilha de conhecimentos que poderá ser uma mais valia para a execução das empreitadas prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Para o presidente da comissão organizadora, Miguel Azenha, esta será uma oportunidade de vários responsáveis quer de empresas quer da academia partilharem ideias com base em “excelentes ideias e os financiamentos do PRR terem impacto na sociedade”. A construção modular e a sustentabilidade das infraestruturas são algumas das tendências no mercado que deverão ser discutidas.


Neste momento, segundo o responsável, está a ser trabalhada uma parceria com o Município de Lisboa, com o intuito de permitir processos de licenciamento com base em modelos digitais tridimensionais. Estes mecanismos vão permitir uma maior otimização dos processos o que irá tornar os mesmos mais céleres.

 

O programa inclui sessões plenárias e paralelas, seminários, reuniões e um prémio a melhor tese de mestrado na área, entre outros. Os oradores principais são o norte-americano Patrick MacLeamy (BuildingSMART International), a canadiana Susan Keenliside (House of Commons), o francês Christophe Castaign (European Federation of Consulting Associations), o esloveno Veljko Janjic (Bexel Consulting) e o português Décio Ferreira (Foster+Partners). As inscrições estão abertas em www.ptbim.org. Neste site também se pode ver, por curiosidade, a representação 3D ou BIM dos espaços do congresso.

O evento está a ser organizado pelos professores da Universidade do Minho Miguel Azenha, José Granja, José Carlos Lino e o Bruno Figueiredo. O valor da inscrição para estudantes é de 200 euros e 350 para externos. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv