Carla Sepúlveda sublinha urgência de debater desafios sobre migração

A migração é o tema central da conferência internacional ‘Humanity(ies) on the move’. A iniciativa conta com a parceria entre os Estudos Humanísticos em Migrações e Marginalização, o grupo de investigação do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e a Câmara Municipal.
A abertura decorreu esta quarta-feira, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, e contou com as presenças de Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho para a Investigação e Inovação, e a vereadora com o pelouro da Educação, Inovação e Coesão Social.
Carla Sepúlveda enaltece a “pertinência da temática”, numa altura em que a Europa de leste está em conflito. Para a responsável autárquica é “fundamental e urgente” debater estas questões, não só para a comunidade académica, mas também para a sociedade em geral.
“Não tenho dúvidas de que as conclusões servirão de base para que surjam novas ações consolidadas na esfera da migração, que, no presente, merece uma atenção ainda mais particular e específica”, refere.
A iniciativa vai contar com cerca de 40 intervenções por parte de oradores nacionais e internacionais, organizadas em sete painéis. Depois de no primeiro dia ter passado pelo Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, esta quinta e sexta-feira, o evento vai ter lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, mais concretamente nos auditórios B1 e B2 e na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.
