Oito doentes internados no Hospital de Braga devido a bactéria multirresistente

O Hospital de Braga tem oito doentes internados com infeção por Enterobacteriales Resistentes aos Carbapenemos (ERC). O esclarecimento foi prestado esta quinta-feira pela administração, após uma notícia da TVI dar conta de um surto provocado por esta bactéria multirresistente, que estaria a causar mortes na unidade hospitalar.

Segundo a nota enviada à RUM, no primeiro trimestre de 2022, foi contabilizado “um aumento de casos positivos de ERC face ao período homólogo de 2021”. Ainda assim, garante que “o número de infeções representa menos de 10% de todos os casos detetados” e que “apenas uma minoria dos utentes «portadores» da bactéria irá desenvolver doença”.

Sem esclarecer se já existiram óbitos provocadas pela ERC no período referido, o Hospital de Braga assegura que “a situação se encontra controlada, não havendo alterações na normal prestação de cuidados de saúde”.

De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e face ao aumento de contágios na comunidade, a unidade hospitalar “ampliou o rastreio das bactérias a todos os utentes admitidos para internamento e reforçou as medidas de prevenção da transmissão de ERC, com destaque para o isolamento de contacto até à alta, o reforço da limpeza e desinfeção de equipamentos e a utilização racional de antibióticos”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv