TUB investem 15 ME em 30 autocarros elétricos e avançam com obras no parque

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão adquirir mais 30 autocarros elétricos, num investimento que ronda os 15,8 milhões de euros. Estes juntar-se-ão aos 38 que já circulam pelo concelho e permitirão à empresa municipal chegar aos 60% da frota com veículos movidos a energia.

A informação foi avançada pelo administrador da empresa municipal, na reunião de Câmara desta quinta-feira. Teotónio dos Santos adiantou ainda que, com a chegada dos novos autocarros, “cerca de 30% dos quilómetros percorridos pelos autocarros da TUB serão feitos através dos veículos elétricos”. A candidatura para aquisição dos autocarros já foi aprovada e deverá ser executada “durante este ano e o primeiro semestre de 2023”.

Num cenário otimista, os primeiros veículos poderão começar a circular ainda este ano.

Apesar de, na hora de ponta, haver 114 autocarros a circular, a empresa quer “melhorar a oferta de transporte na zona mais urbana da cidade”. Nesse sentido, as linhas 40 e 41 vão ser reforçadas e será lançada uma nova linha, perto do final do ano, “que vai ligar Nogueira, pela variante de Lamaçães, à Universidade do Minho”

Obras no parque que faceia com a Rua Felicíssimo Campos arrancam terça-feira 

Outra das novidades avançadas por Teotónio dos Santos está relacionada com o arranque da obra infraestrutural, que vai arrancar na próxima terça-feira, no atual parque da Quinta de Santa Maria que faceia com a Rua Felicíssimo Campos.

Esta intervenção vai permitir, depois, “construir a Estação de Enchimento a Gás Natural, a Estação de Abastecimento a Diesel, a Estação de Lavagem e um edifício que será dos TUB e da Agere, uma vez que a varredura da AGERE ficará dentro do próprio parque”.

A obra, orçada em mais de 300 mil euros, é a primeira fase de uma intervenção maior, para a qual está a ser preparada uma candidatura e que vai permitir “melhorar as condições do parque e avançar com as obras no restante parque construindo a oficina e a sede social”.

As contas das empresa em 2021 foram apreciadas, ontem, pelo executivo municipal. O administrador destacou o crescimento de “21%, entre 2013 e 2019”. “Terminamos o ano de 2020, com 56% daqueles que eram os números de 2019. Em 2021, crescemos 18% face a 2020”, destacou. Segundo Teotónio dos Santos, no 1.º trimestre de 2022 a empresa municipal regista já alguma recuperação, conseguindo chegar aos “86% daqueles que foram os resultados de 2019”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv