Primeiras Jornadas do Ensino Profissional querem criar pontes com tecido empresarial

O Centro Cultural Vila Flor recebe, a 19 e 20 de abril, as ‘Primeiras Jornadas do Ensino Profissional’. O evento, organizado pelo Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (AEFH), pretende aproximar a atividade formativa às necessidades da comunidade, através da construção de pontes entre a escola e o tecido empresarial vimaranense.

A diretora do Agrupamento, Rosalina Pinheiro, sublinha a importância destas jornadas para a “reflexão” e “partilha de experiências” sobre o ensino profissional quer para os alunos, quer para os professores e encarregados de educação.

Rosalina Pinheiro adianta a participação de várias empresas e convidados, nomeadamente do professor Gonçalo Xufre, ex-presidente da Associação Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional. “Os alunos devem ficar contextualizados da importância do ensino profissional não só no nosso país, como também a nível europeu”, refere.

O evento contará também com a presença de antigos alunos de cursos profissionais com carreiras distintas. A intenção, segundo a diretora, é que os alunos percebam que esta formação, apesar de ser técnica em determinadas áreas, oferece conhecimentos e competências para seguirem diversas vias profissionalizantes. “Um aluno do ensino profissional não tem que ficar pelo nível 4, pode ser um futuro engenheiro ou um futuro empresário”, considera. Ou seja, o estudante poderá, caso assim o pretenda, ingressar no ensino superior.

Em simultâneo, vão decorrer oficinas destinadas a alunos do 3.º ciclo, com atividades interativas nas áreas da Ciência, Tecnologia e Sociedade. 

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv