CG e alunos renovam confiança em Rosa Vasconcelos para Provedora do Estudante

Professora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho foi reconduzida no cargo para o próximo biénio. Tomada de posse teve lugar esta manhã, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

Rosa Vasconcelos foi reconduzida no cargo de Provedora do Estudante para o próximo biénio. A tomada de posse decorreu esta sexta-feira, na abertura da reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. A reeleição da professora da Escola de Engenharia decorreu a 21 de outubro de 2021.

A docente declara ser “uma honra” ter visto renovado o voto de confiança quer dos membros do Conselho Geral quer dos estudantes da academia minhota. “Comprometo-me a trabalhar na procura e aprofundamento das qualidades esperadas de um provedor” declara Rosa Vasconcelos depois de empossada provedora do estudante.

Ao longo do mandato de 2019/2020, marcado pela pandemia, praticamente a responsável avança que o número de pedidos de auxílio aumentou substancialmente quase duplicando. A razão, acredita a docente, passa por uma maior divulgação da figura na instituição e do reconhecimento por parte dos estudantes do seu papel. Para isso contribui o facto de toda a informação durante a gestão de um caso ser confidencial, um dos princípios mais importantes.

Nos próximos cinco anos, no decurso do UMinho Education Alliance, a academia minhota espera receber em média 600 estudantes adicionais que irão contribuir para o aumento da já vasta e heterogénea comunidade de 20 mil alunos. Tendo em conta esta nova realidade, o reitor Rui Vieira de Castro frisa, a importância da figura do Provedor do Estudante.

“Neste quadro será quase inevitável o aumento de situações de tensão interna no plano interpessoal e organizacional e a isto deve ser acrescida também como caraterística o facto de cada vez mais, estarmos confrontados com níveis de exigência crescentes. Neste panorama, o Provedor tem um papel muito particular e relevante. Cabe-lhe promover os direitos dos estudantes recolhendo e tratando as reclamações apresentadas, arbitrando situações de conflito, produzindo recomendações internas e contribuindo para a qualidade do ambiente académica da universidade”, conclui.

A presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal, destacou o trabalho feito até ao momento pela docente principalmente no reporte constante de sugestões que têm dado corpo e voz aos anseios dos alunos.

Em representação do presidente da Associação Académica da UMinho, Duarte Lopes, marcou presença na sessão Ana Margarida Gonçalves que sublinhou que a comunidade estudantil deposita “a maior confiança no desempenho e dedicação que tão caraterizam a professora Rosa Vasconcelos”. A estudante garante que os alunos estão comprometidos na construção de uma UMinho melhor com foco no bem-estar e satisfação de todos”. 

O seu gabinete da Provedora do Estudante é na sala C2.323 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga e na sala 2.2.93 no campus de Azurém, em Guimarães. O cargo já foi ocupado pelos professores António Paisana (2010-14) e Paula Cristina Martins (2015-19).

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
O Baile dos Bombeiros
NO AR O Baile dos Bombeiros
00:00 / 00:00
aaum aaumtv