Spin-off da UMinho cria música e livro infantil sobre guerra na Ucrânia

A Betweien desenvolveu dois materiais educativos para descodificar o conflito que se vive na Ucrânia aos mais novos. A ideia é simplificar a compreensão da guerra, transmitindo, simultaneamente, uma mensagem de simbolismo e esperança.
O livro digital ‘A cor do meu medo’ conta a história de uma criança, Yarina, que vivia em segurança e liberdade. No entanto, uma guerra obrigou-a a refugiar-se noutro país, deixando para trás o pai a combater. Com a ajuda da mãe, criou uma estratégia para levar o medo consigo na viagem e para manter a coragem.
Associado ao ebook, a Betweien apresenta um videoclipe intitulado ‘Pintar o mundo’. Em declarações à RUM, Narciso Moreira, fundador e diretor geral da spin-off da Universidade do Minho, refere que a ferramenta gratuita tem o condão de “explicar às crianças o que se está a passar” no Leste da Europa. Além disso, há a intenção de “passar a mensagem da importância de acolher bem os refugiados, de forma a sentirem-se em casa”.
Nascida em 2011, a Betweien está presente em Braga e Lisboa e aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em instituições de todo o país.
À boleia dos movimentos de solidariedade que tiveram lugar em Portugal e em todo o mundo, a empresa também colaborou na doação e transporte de bens. No entanto, Narciso Moreira refere que, tendo em conta o seu cariz pedagógico, a Betweien sentiu que “deveria fazer algo mais”. “Quisemos utilizar o nosso know-how, as nossas competências, e colocá-las ao dispor da população”, acrescenta.
