AGRO retoma modelo tradicional mas ainda com efeitos da pandemia

O evento, que é o primeiro do ano neste ramo, a nível nacional, decorre dentro de duas semanas.

140 expositores, oito concursos, conferências, atividades para crianças e sessões de showcooking. A edição nº 54 da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, apresentada esta quinta-feira, decorre entre 24 e 27 de março, no Altice Forum Braga.

Depois de em 2020 não se ter realizado e de em 2021 ter sido deslocado para setembro, o evento volta ao formato tradicional, espalhando-se por diferentes espaços do recinto bracarense, ao longo de 25 mil metros quadrados.

O administrador executivo da InvestBraga destaca a importância da “retoma” deste tipo de certames, em que a AGRO é a primeira do ano neste ramo, a nível nacional. No entanto, Carlos Silva assinala que os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir.

“Não foi fácil chegar a este número de expositores. Há muita gente que ainda tem algum receio de estar na exposição, com a possibilidade de não ter retorno. Muitos fornecedores de equipamentos agrícolas disseram que queriam estar aqui, mas que não podiam por não terem produtos para expor”.

Entre os oito concursos pecuários e de raças autóctones, o principal destaque vai para o referente à raça Holstein Frísia, comummente designada ‘vaca leiteira’, que está de regresso à AGRO. O diretor operacional do Altice Forum Braga explica que, com este segmento, “o setor do leite, nos seus vários níveis, vai estar todo representado”, algo que constitui “uma mais valia” para os expositores e para o público.

A edição deste ano vai também contar com uma área de alimentação, composta por seis restaurantes com carne DOP, e um espaço de experimentação e degustação. Outra das novidades é um canal de televisão exclusivo, com emissão contínua através da box TBee, que servirá para apresentar os vários momentos do programa da feira.

As portas abrem sempre às 10h. Na quinta e na sexta-feira fecham às 23h, no sábado às 24h e no domingo às 20h.

Até aos 12 anos, a entrada na AGRO é gratuita. Para os restantes, o bilhete custa 3,50 euros se for comprado no local. Se for adquirido digitalmente, através do Meo Blueticket, o preço é de 3 euros, a que acresce uma taxa de serviço. 

Segundo Carlos Silva, a diferenciação do preço tem a missão de “evitar as longas filas” e de “continuar a aposta na política de digitalização” levada a cabo pela InvestBraga. O objetivo da organização é atingir os 25 mil visitantes, ainda distante do recorde de 40 mil, alcançado em 2019. No ano passado foram 16 mil.

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Tiago Barquinha
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