Assembleia de Moradores promete ser “canal sempre aberto” entre autarquia e cidadãos

Partilhar experiências e projetos intraconcelhios. Foi assente nesta base que arrancou a Assembleia de Moradores da BragaHabit, cuja primeira sessão decorreu esta segunda-feira, nas instalações do Human Power Hub.
O objetivo passa por criar um espaço de partilha de projetos, oportunidades e trabalho em prol da melhoria dos bairros do concelho. Presente na assembleia inaugural, Ricardo Rio referiu que a iniciativa pode tornar o diálogo entre as diferentes partes “mais direto” e “mais próximo”. “Queremos ter um canal sempre aberto para ouvir as pretensões das associações”, acrescenta.
Desmistificando a ideia de que os grupos representativos funcionam como “contrapoder” das juntas de freguesia, o presidente da Câmara Municipal argumenta que há abertura para interagir com as várias estruturas.
Já o administrador executivo da BragaHabit enaltece a importância destas reuniões no sentido de criar um movimento “da base para o topo”. Atendendo às “necessidades dos moradores”, Carlos Videira explica que a intenção é resolver os problemas e os desafios “não só na área da habitação”, mas também
responder a propostas relacionadas com educação, ambiente, cultura ou desporto.
O projeto reúne os moradores dos bairros das Enguardas, Andorinhas, Santa Tecla, Picoto, Parretas, Montélios, Bracara Augusta e Nogueira da Silva.
