Miguel Bandeira é o novo presidente do Conselho Cultural da UMinho

Miguel Bandeira é o novo presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho. O antigo vereador com a pasta do Património na Câmara Municipal de Braga e professor Associado do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da academia minhota sucede no cargo a Helena Sousa que tomou posse em outubro de 2019.
Aos microfones da Universitária, Miguel Bandeira diz olhar para este novo desafio com “grande responsabilidade, empenho e alegria”. Apesar de a cerimónia de tomada de posse ainda não estar agendada, Miguel Bandeira frisa que uma das primeiras ações será no sentido de auscultar as unidades culturais da academia minhota. “Para mim é uma grande honra saber que vou cumprir funções numa sequência de ilustres presidentes”, afirma.
Recorde-se que Lúcio Craveiro da Silva foi o primeiro presidente deste órgão colegial de consulta do reitor e do conselho geral. Seguiram-se nomes como José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo e Maria Eduarda Keating.
Atualmente, não está fechada a data para a cerimónia de tomada de posse do novo presidente do Conselho Cultural da UMinho.
Para Miguel Bandeira a cultura deve ser interpretada numa perspetiva naturalmente “aberta, acessível, diversificada, intergeracional e universal”. O também membro do Centro de Estudos Lusíadas frisa a necessidade de alargar cada vez mais os horizontes, visto que o património da instituição vai além das cidades que acolhem os seus polos de formação.
