Hospital Senhora da Oliveira cria Núcleo de Enfermagem de Reabilitação

O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação é a nova valência do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG). Entrou em funcionamento no último mês e foi apresentado esta quarta-feira.
O projeto junta os profissionais da unidade hospitalar que lidam com a área, cerca de uma centena. Em declarações à RUM, a enfermeira diretora do HSOG explica que o propósito é “criar um espaço de discussão e partilha sobre o exercício da enfermagem de reabilitação, possibilitando a transmissão de conhecimento entre os profissionais”.
“Queremos uniformizar as nossas práticas, apostar na partilha de dados e na discussão científica e também produzir alguma matéria na área da investigação”, acrescenta.
Havendo outros hospitais com estruturas semelhantes, Ana Luísa Bastos salienta a importância de haver “benchmarking entre serviços e instituições”, ao analisar as melhores práticas de cada um.
De acordo com a enfermeira diretora, durante a pandemia, estes profissionais tiveram “maior visibilidade pela qualidade e pela capacidade de reabilitação dos doentes covid”. “A enfermagem de reabilitação foi muito importante para tratar as sequelas que a covid deixou a nível funcional e respiratório”, enaltece.
O Núcleo de Enfermagem de Reabilitação arrancou oficialmente esta quarta-feira. O plano de atividades para 2022 tem como foco desenvolver cursos de atualização de conhecimentos técnico científicos em diversas áreas de atuação dos enfermeiros de reabilitação e, em 2023, abrir as portas à comunidade e desenvolver jornadas e cursos de capacitação de cuidadores informais de doentes dependentes.
Depois da constituição desta valência, o objetivo do Hospital Senhora da Oliveira passa por “replicar o modelo para outras áreas de especialidade”, como a medicina cirúrgica ou a saúde infantil.
