Relatório do grupo de missão de combate ao assédio já está disponível

O relatório do Grupo de Missão para a Elaboração de Orientações de Prevenção e Combate ao Assédio na Universidade do Minho pode ser consultado, a partir desta segunda-feira, no site da academia minhota. O documento, anunciado na quinta-feira pelo reitor Rui Vieira de Castro, no discurso do 48º aniversário da instituição, foi agora disponibilizado à comunidade.
Como a RUM já tinha adiantado, o relatório defende como prioritário a criação de um Código Institucional de Conduta, a revisão do Regulamento Disciplinar do Estudante, o estabelecimento de mecanismos de reporte de situações de assédio, bem como dos procedimentos de resposta e o apoio à vítima.
A prevenção sugerida pelo grupo de trabalho liderado por Marlene Matos, professora da Escola de Psicologia, divide-se em três níveis. Na primária, o objetivo é “eliminar as causas do assédio, fatores de risco e aumentar os fatores de proteção”. Depois, no nível secundário, pretende-se “detetar a ocorrência do problema”. A prevenção terciária destina-se “a limitar o dano que este possa causar na vítima”.
