MYCA com número recorde de participantes em Guimarães

Quarta edição está a decorrer até 10 de fevereiro no Multiusos de Guimarães. 

Arranca esta terça-feira, 8 de fevereiro, a quarta edição do MYCA – Minho Young Chef Award, em Guimarães.

O evento que vai decorrer até 10 de fevereiro, no Multiusos da cidade berço, fica marcado pelo número recorde de participantes, um total de 24 alunos de 11 escolas profissionais da toda a região minhota.

Durante a sessão de apresentação que decorreu no Salão Nobre da CIM do Ave, Marta Coutada, primeira Secretária da CIM do Ave, começou por reconhecer a importância que este projeto tem na promoção da identidade gastronómica do Minho, através dos jovens, estes que são um “ativo importante do nosso território”. 


A edição de 2022 conta com uma nova categoria de Jovem Chefe de Pastelaria para além de Chefe de Sala e Bar e Chefe de Cozinha. 

O MYCA tem como objetivo promover a identidade gastronómica da região do Minho, principalmente, junto dos mais jovens e de estudantes do ensino profissional de escolas de hotelaria e turismo.


Domingos Bragança, presidente da CIM do Ave, lembrou o Minho como uma das “gastronomias mais ricas

do mundo”, reforçando a importância crescente do turismo ambientalmente responsável e da

sua articulação com a gastronomia e a agricultura locais. O autarca vimaranense reconheceu ainda que “são iniciativas como o MYCA que provam o que de bom se pode fazer na promoção conjunta do território do Minho”, tendo como foco a valorização dos produtos endógenos, que para além da sua elevada qualidade, “tornam a cozinha minhota uma marca distintiva na gastronomia portuguesa”.

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, vão decorrer as meias-finais, onde estarão a concurso 11 escolas da região. Nesta prova os alunos de Cozinha e Pastelaria vão ser desafiados a cozinhar um prato tradicional que conste no Referencial Gastronómico do Minho, um trabalho que foi desenvolvido junto dos 24 Municípios que integram o Consórcio Minho Inovação.


Na final, que se realiza no dia 10 de fevereiro, os alunos terão de apresentar ao júri uma versão inovadora do prato tradicional. Júri esse, que uma vez mais, será presidido pela estrela Michelin da região, António Loureiro.

O vencedor do concurso vai representar a região do Minho no European Young Chef Awards (EYCA) que acontece na Noruega.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv