Teatro Oficina ‘desconfina’ em 2022 sob o comando de Sara Barros Leitão

O mote é ‘O ano do nosso desconfinamento’ e o objetivo passa por “colocar o pensamento no centro”. Sara Barros Leitão vai assumir a direção artística do Teatro Oficina, em Guimarães, em 2022.
Toda a ação terá como epicentro o reabilitado Espaço Oficina, localizado na cave de um prédio e com uma lotação de 60 lugares. Em entrevista à RUM, a atriz e encenadora explica que quer transformá-lo num sítio de “liberdade” e de “resistência”, funcionado “quase como trincheira”.
Um dos atrativos para este ano será uma criação original de Sara Barros Leitão, que tem como título provisório ‘Há ir e voltar’, baseado no slogan publicitário escrito por Alexandre O’Neill para o Instituto de Socorros a Náufragos.
Com estreia agendada para 22 de setembro, a peça, que estará em palco três semanas, tem também como ponto de partida as rotas da emigração e do algodão. “São dois mapas mundo em que podemos ver Guimarães no centro”, enaltece.
Além de peças de teatro, o conjunto de atividades para 2022 contempla um podcast intitulado ‘Tentativa e Erro’, uma biblioteca de teatro, com a leitura de peças em voz alta, e um arquivo. Estão também de regresso as Jornadas de Teatro, dedicadas aos estudantes de teatro e aos profissionais da área.
