Amas saem à rua para exigir subsídio de alimentação e ajuda para despesas

Manifestação tem início às 9h30 junto à Segurança Social.

Acesso ao subsídio de alimentação e criação de uma ajuda para fazer face às despesas da água, luz e gás, são algumas das reivindicações que vão ser ecoadas, esta manhã, na manifestação convocada por um grupo de amas da cidade de Braga. A concentração, que deverá reunir cerca de 15 profissionais, está agendada para as 9h30, em frente à Segurança Social de Braga, onde esperam ser recebidas pelo diretor. 


Em declarações à RUM, Carla Gonçalves, organizadora da iniciativa, diz não compreender como é que estas funcionárias públicas nunca tiveram direito ao subsídio de alimentação.

Em Braga, existem cerca de 35 amas, todas com idades superiores a 55 anos. Devido à pandemia, a procura por estes serviços tem vindo a aumentar. Segundo informações adiantadas à Universitária, em lista de espera estarão centenas de crianças.

Carla Gonçalves alerta para o facto destas profissionais, com mais de 20 anos de experiência, terem integrado no âmbito do PREVPAP – programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública – no primeiro escalão como se nunca tivessem trabalhado na profissão e, para agravar a situação no seu entender, como assistentes técnicas. Desta forma, a sua avaliação para progredir na carreira acaba por ser “desadequada”.

Filha de uma ama, Carla Gonçalves teme que devido à falta de cursos para formações de ama e ajudas a profissão venha a desaparecer, sendo que esta é a “única resposta do estado para as crianças desde os 6 meses aos 3 anos”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv