Latas voltaram a ecoar pelas ruas de Guimarães

Milhares de estudantes voltaram a fazer ecoar o som das latas, esta quarta-feira, no centro histórico de Guimarães. Devido à pandemia de covid-19, em 2020, a tradicional Latada, momento que dá o pontapé de arranque na Receção ao Caloiro, não chegou a desfilar pelas ruas da cidade berço. Este ano, o evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) decorre de 3 a 6 de novembro.

O desfile dos 56 cursos da Universidade do Minho teve início às 13h30. Com saída da Alameda de S. Dâmaso, passando pela muralha “Aqui nasceu Portugal” até ao Jardim do Carmo, foram vários os vimaranenses, e não só, que acompanharam o cortejo que trouxe de volta o espírito académico a Guimarães.

Para o presidente da AAUMinho, Rui Oliveira, o regresso da Latada é um momento de “grande satisfação”, visto que acaba por marcar o início da vida académica. De modo a manter a segurança de todos os participantes, foi estipulada uma distância de 15 metros para não existir contacto entre cursos.

Este ano, todas as latas utilizadas no desfile da Latada foram recolhidas pelos estudantes da Universidade do Minho. Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação foi o curso vencedor desta edição.

Estudantes descrevem Latada como momento de “união”.


A RUM marcou presença, durante a tarde desta quarta-feira, no regresso da Latada às ruas da cidade berço. Conversamos com alguns estudantes sobre este momento que descrevem como “único”, “intenso” e de “união” entre toda a academia.

Com as expetativas “altas” em relação aos próximos dias, Beatriz Soares, aluno de Direito, refere que a Latada proporciona momentos de grande união entre colegas de curso. “Só tenho a agradecer por poder viver esta experiência”, afirma.

Hugo Barreto é estudante do terceiro ano do curso de Enfermagem. O grupo preparou uma apresentação com o objetivo de “dignificar a profissão e honrar todo o sacrifício e sofrimento que foi feito até agora”.

Já Diana Lima, caloira de Engenharia e Gestão Industrial, diz que sempre ouviu falar da Latada e, por isso, quis participar nesta grande celebração que correspondeu às expetativas.

Esta quinta-feira, 4 de novembro, o evento regressa ao Multiusos de Guimarães com as atuações dos Grupos Culturais, Quim das Remisturas e Fucking Bastards.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv