UMinho cria podcast que simplifica o direito para o cidadão comum

Chama-se “Quid juris”, expressão em latim que significa “que lei resolve o caso”, é um podcast, que pretende simplificar o direito para estudantes e cidadãos comuns. O projeto que nasceu no seio da Escola de Investigadores do JusGov (EI-JusGov) da Escola de Direito da Universidade do Minho pretende desmistificar a linguagem, assim como áreas especificas do direito.
Em conversa com a RUM, Anabela Gonçalves, diretora da EI-JusGov, revela que o objetivo da iniciativa passa por “contribuir para a iniciação científica” e, simultaneamente, explicar ao público comum temas de direito.
A primeira edição do podcast, com Susana Magalhães, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde sobre os desafios éticos na ciência, já está disponível em plataformas como o Spotify e Castbox.
Numa primeira fase os episódios serão lançados de dois em dois meses, sendo que a intenção é tornar o formato mensal e aberto a personalidades externas à academia.
O podcast tem em vista simplificar áreas como: direitos humanos, da família, negócios, inteligência artificial, entre outros.
Em dezembro, o podcast vai contar com a participação de Isabel Fonseca, da Escola de Direito da UMinho, que irá abordar questões relacionadas com as cidades inteligentes e o direito. A ideia é alargar os convites a personalidades externas à academia minhota.
