Alumna da UMinho desenvolve t-shirt que atenua sintomas da menopausa

Uma alumna da Universidade do Minho desenvolveu uma tecnologia (RT) que consegue reduzir os efeitos da menopausa. Três anos depois da ideia, a RT, nome da tecnologia, chega ao mercado em t-shirts, sendo que até ao final do ano esta solução pode ser aplicada em opções de vestuário para o sexo masculino, mas também em áreas mais específicas como turismo, desporto, militar e médico.
O segredo, segundo revela Filipa Fernandes ao UMinho I&D, para a diminuição das retenções de líquidos, afrontamentos, alterações de humor, insónias e mal-estar, estão relacionadas com a capacidade de regulação da temperatura corporal através da peça de vestuário revestida a silicone medicinal, na zona do peito e cervical, desenvolvida em parceria com a empresa Ribeiro e Matos. Trata-se de uma utilização pioneira do silicone medicinal. As t-shirts estão disponíveis em dois modelos – manga curta e cava – e em três cores – pérola, branco e preto.
“Depois de um a cinco dias, as senhoras que testaram estas peças começaram a sentir melhorias, a cima de tudo ao nível do conforto”, afirma a investigadora formada na Escola de Engenharia da UMinho.
De sublinhar que esta tecnologia “não é um medicamento”, apenas ajuda no bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos utilizadores. Até ao momento foram feitos mais de 10 mil testes, em que participaram mulheres com doenças oncológicas. Para além disso, a equipa realizou testes dermatológicos em empresas certificadas, testes microbianos e antifúngicos.
Quanto a durabilidade da tecnologia no tecido, Filipa Fernandes assegura que pode passar as 50 lavagens sem alterações a 60 graus celsius. Isto porque o “produto que atua como regulador de temperatura está protegido no interior do silicone medicinal”.
