CDU quer regressar à vereação. Habitação e mobilidade na lista de prioridades

Conheça as propostas de Mariana Silva, candidata da CDU, às eleições autárquicas de 26 de setembro.

“Fizemos falta nos últimos quatro anos na Câmara Municipal de Guimarães”, começa por referir em entrevista à RUM a candidata pela CDU, Mariana Silva. Neste sufrágio a Coligação Democrática Unitária apresenta candidatos às 48 freguesias do concelho assim como à Assembleia Municipal.

Os problemas ao nível da habitação são uma das prioridades. A candidata da Coligação Democrática Unitária denuncia a existência de mais de 400 pessoas em lista de espera, em Guimarães, para conseguir uma casa social. Mariana Silva apresenta três linhas orientadoras que, na sua ótica, podem ajudar a resolver o problema da habitação no concelho, estas passam pela criação e construção de habitação pública, mas também pela reabilitação de casas abandonadas quer no centro quer nas freguesias.

“As opções políticas dos últimos 32 anos passaram por ignorar o problema e deixar o setor na mão dos privados, por isso é que temos um planeamento urbanístico completamente disperso” afirma.

Neste momento, as famílias de classe média também estão a demonstrar algumas dificuldades em fazer face às rendas avultadas praticadas no concelho. Um T1 pode ir desde os 600 aos 850 euros. A candidata apela ao equilíbrio, ora isto pode ser conseguido através das licenças. “Por todas as licenças de habitação que são passadas, uma percentagem dessas habitações deveria ser obrigada a estar a preços acessíveis”, defende.

Mariana Silva vai mais longe e acusa Domingos Bragança de fazer “promessas” em período de eleições que não irá cumprir, visto que há quatro anos “tinha previsto a construção de 66 casas com rendas acessíveis” e até à data “não construiu nenhuma”.

Como vai Guimarães atrair população?


Para a CDU, o concelho não tem sido capaz de atrair os jovens que estão a sair da Universidade do Minho, visto que é preciso criar postos de trabalho mais qualificados e com vencimentos mais interessantes para esta faixa etária. A candidata da CDU propõe o reforço da política económica no concelho, de modo a cativar mais empresas.


CDU quer criar o Cartão Municipal do Cidadão.

No programa eleitoral da CDU existe a intenção de instituir o Cartão Municipal do Cidadão. Trata-se de um passe que vai garantir o acesso a equipamentos municipais, eventos e transportes a preços reduzidos ou gratuitos para jovens, pessoas com mais de 65 anos, desempregados e/ou para outras situações socias frágeis.

Sendo que a maior parte da população vimaranense não habita no centro da cidade, este seria um importante incentivo à utilização dos transportes coletivos e contacto com iniciativas culturais. “Se tivermos freguesias em que o último autocarro é às 18h ou 19h é impossível que a população usufrua de programas mais extensos de cultura”, sustenta.

Mariana Silva propõe que os transportes públicos sejam gratuitos para todos, mais horários e uma ligação às 48 freguesias do concelho. “Temos de olhar para o transporte público como uma área em que tem de se investir e não se pode esperar lucro”, refere. 

Em relação à ligação Guimarães – Braga, a candidata diz estar a aguardar por um estudo sério, sendo que considera que projetos como o metrobus ou o tramway “saem da gaveta cada vez que há eleições ou a comunidade chama o assunto”.

A CDU pede uma mobilidade mais verde, por ferrovia, entre todo o quadrilátero.

Mais políticas direcionadas para o bem-estar animal e ambiente.


Mariana Silva revela, em entrevista à RUM, que o projeto previsto no Plano de Recuperação e Resiliência com a meta de despoluir o Rio Ave não irá abranger os seus 80 quilómetros, mas sim 40. Algo considerado insuficiente pela CDU.

A candidata pede que este seja um processo “claro” com o contributo de todos os concelhos por onde o rio passa. Será fundamental que as indústrias, principais responsáveis pela poluição do afluente, sejam obrigadas a ter ETARS próprias.

Para o bem-estar animal, a CDU exige o aumento da capacidade do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Guimarães e contratação de mais recursos humanos.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv