AAUMinho parte para a Beira Interior focada em vencer o Troféu Universitário de Clubes

O reitor Rui Vieira de Castro destaca o número “muito signficativo” de alunos que vão participar nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) e antevê “um grande sucesso”. A ‘Missão AAUMinho’ para os CNU, que decorrem entre 19 e 30 de julho na Covilhã e no Fundão, sob a tutela da Associação Académica da Beira Interior, foi apresentada esta segunda-feira no Largo do Paço.
Considerada pela European University Sports Association, a Melhor Universidade da Europa em desporto universitário, na década 2009-2019, entre outras distinções, a Universidade do Minho recebeu também, em 2019, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo por parte do Governo. Olhando para esses feitos, o reitor fala em “orgulho” e refere que são indicadores que “mostram o caminho que deve continuar a ser percorrido”.
Já para o presidente da associação académica, “o desporto foi, é e será sempre uma prioridade e uma marca de sucesso na UMinho”, acrescentando que “quer continuar a ser um exemplo de liderança e do melhor que existe no desporto universitario em Portugal e na Europa”.
UMinho à procura de conquista inédita
A esta edição dos CNU, a AAUMinho leva cerca de 160 atletas, divididos por dez equipas: andebol feminino e masculino, basquetebol feminino e masculino, futebol masculino, futsal feminino e masculino, rugby masculino e voleibol feminino e masculino. Rui Oliveira enaltece o facto de a academia minhota ter sido “a única que conseguiu o apuramento em todas as jornadas concentradas [fase de qualificação] que participou”.
O próximo feito a ser alcançado é, segundo António Paisana, administrador dos Serviços de Ação Social, a conquista pela primeira vez do Troféu Universitário de Clubes, entregue à equipa com melhores resultados no somatório de todas a provas. Para esta contabilidade, além das fases finais, nas quais estão incluídas modalidades coletivas, também entram outros desportos e disciplinas cujas competições se realizam ao longo do ano.
Em 2018/2019, na última época em que o galardão foi entregue e cujas fases finais organizou, a AAUMinho averbou 4279,25 pontos, ficando apenas atrás da Universidade do Porto, que amealhou 6985,87.
UMinho ‘marca presença’ nos Jogos Olímpicos
A cerimónia serviu também para homenagear Rui Bragança, atleta de taekwondo, o nadador José Paulo Lopes e os andebolistas Humberto Gomes, Rui Silva, Fábio Magalhães e Diogo Branquinho, atuais e antigos estudantes da Universidade do Minho que vão estar nos Jogos Olímpicos.
Não puderam marcar presença na sessão, mas fizeram-se notar através de um vídeo gravado. Com um total de seis, é o maior número de sempre de desportistas oriundos da Universidade do Minho numas olimpíadas.
