Obras de André Soares ilustram paredes da Galeria do Paço até Setembro

Resistem ao tempo as marcas deixadas por André Soares na cidade de Braga. Agora, três séculos depois do seu nascimento, algumas das suas principais obras ilustram as paredes da Galeria do Paço.

A exposição “Braga no tempo de André Soares. 300 anos do nascimento do arquiteto riscador” inaugurou esta sexta-feira e estará patente até 5 de Setembro.

A mostra pretende ser uma recriação histórica da cidade, com destaque para alguns dos monumentos assinados pelo arquiteto. “Não são as obras de talha, não é o André Soares artista, que tem sido conhecido e divulgado, mas uma outra abordagem, mais urbanística e arquitetónica, nomeadamente sobre o impacto que as obras tiveram na cidade”, explicou a vice-reitora para a Cultura e Sociedade e curadora da exposição, Manuela Martins. 


Para compreender o tempo de André Soares, os curadores acharam útil explicar “como é que a cidade se estruturou no período anterior”.  As paredes da Galeria do Paço são agora verdadeiras lições de história sobre a Braga de ontem e de hoje.  “É uma forma de divulgar, e é um pouco essa a obrigação da Universidade, a de contribuir para levar mais cultura e conhecimento aos cidadãos”, acrescentou a vice-reitora. 

A curadoria da exposição é partilhada com Ricardo Mar, da Universidade de Tarragona. “Durante dois anos desenvolvemos trabalho com drone, photo scanner ou programas de modelação 3D. São as novas tecnologias aplicadas ao conhecimento do património. O resultado final pretende ser uma imersão visual no mundo de André Soares”, referiu. Ricardo Mar assina as imagens 3D que integram a exposição e que mostram propostas interpretativas daquilo que poderão ter sido algumas das obras originais do arquiteto. “Temos todo o trabalho de reconstrução da capela palatina no Paço do arcebispo, um elemento que agora desapareceu”, exemplificou o curador, referindo que “uma análise arqueológica das imagens permitiu chegar a uma proposta interpretativa”. 


Além de imagens e contextualizações sobre principais obras de André Soares na cidade, a mostra conta ainda um quadro interativo e projeção de imagens. “Braga no tempo de André Soares. 300 anos do nascimento do arquiteto riscador” estará patente na Galeria do Paço, até 5 de Setembro. A entrada é livre. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv