Mestrado em Media Arts é a nova aposta da UMinho para 2021/22

A Universidade do Minho tem um novo mestrado. A aposta da instituição de ensino superior minhota recai sobre o Mestrado em Media Arts. Trata-se de uma escolha totalmente nova que pretende reforçar a centralidade da academia no plano cultural e criativo da cidade de Braga, a única na Península Ibérica a integrar a rede de cidades criativas da UNESCO na área das Media Arts.
A primeira fase de candidaturas, com 25 vagas, está aberta até 7 de julho. A segunda fase, caso ainda existam lugares, arranca a 30 de agosto e cessa a 3 de setembro. Por último, a terceira fase será de 21 a 27 de setembro.
Podem candidatar-se licenciados com ou sem experiência profissional e/ou artística, sobretudo nas áreas das Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Performativas, Música, Multimédia, Audiovisual, Design e Ciências da Comunicação.
Daniel Brandão, diretor do mestrado, revela que este será um mestrado que irá procurar um “equilíbrio” entre a teoria, a prática experimental e o pensamento crítico em conjunto com parceiros como o Gnration e a Braga Media Arts. A ideia passa por desenvolver “ateliês experimentais” que vão fornecer valências técnicas para as unidades curriculares muito direcionadas para a execução de projetos.
No primeiro semestre, os trabalhos serão dedicados ao som e introdução à programação visual. Já no segundo semestre, o foco irá recair sobre a imagem e imagem em movimento com ligação ao som.
A colaboração com o Gnration e a Braga Media Arts irá proporcionar, segundo o diretor, uma “oportunidade” de os alunos contactarem de perto com artistas internacionais que são convidados no âmbito de programas artísticos e culturais. Existe também a possibilidade dos alunos virem a ter aulas práticas nestes equipamentos.
O Mestrado em Media Arts da UMinho terá dois nomes fortes da área como docentes convidados: Luís Fernandes, diretor do Gnration, e João Martinho Moura, um dos mais relevantes artistas na área das Media Arts, de acordo com o diretor.
Para Daniel Brandão, este passo da UMinho demonstra um “claro compromisso com a cidade e a cultura”. “Acho que vai ser muito importante para fortalecer elos de ligação e, também, para a própria cidade, tendo em conta a intenção de ser Capital Europeia da Cultura em 2027”, sustenta. O diretor do mestrado afirma não ter dúvidas que este curso é “uma proposta que tem tudo para ser vencedora”.
O Mestrado em Media Arts é desenvolvido em colaboração entre o Departamento de Ciências da Comunicação do ICS, a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura.
