“A coligação Juntos Por Braga está de boa saúde e recomenda-se”

Palavras do líder do PSD de Braga, João Granja, na assinatura do acordo de coligação para as eleições autárquicas. Sessão ficou marcada por duras críticas ao candidato do PS.

“A coligação Juntos por Braga está de boa saúde e recomenda-se”. As palavras são do líder do PSD de Braga, João Granja, que esta quarta-feira encerrou a cerimónia de assinatura do acordo de coligação que conta com o PPD/PSD, CDS-PP, PPM e agora com o Aliança.

Na cerimónia, que teve lugar na Sala Carlos Amarante do Hotel Vila Galé, João Granja garantiu que a coligação irá manter a sua imagem de marca, que se carateriza pelo “espírito de abertura à sociedade, auscultação das instituições e participação de cidadãos independentes em todas as suas listas, seja na Câmara, na Assembleia Municipal ou nas freguesias”.

O discurso ficou também marcado pelas críticas ao ausente mais presente, o candidato do PS, Hugo Pires, depois desta semana ter anunciado a sua intenção de tornar os TUB – Transportes Urbanos de Braga – gratuitos para todos os bracarenses.

João Granja começou por defender que seria uma boa ideia, caso o governo central liderado por António Costa atribuísse subsídios para esse efeito como acontece em Lisboa. Não sendo essa a realidade, o social-democrata acusa Hugo Pires de querer ganhar “protagonismo rápido” através de propostas populistas e demagogas.

Caso seja esta a linha da campanha eleitoral do PS, o líder do PSD frisa que estará cá para recordar o passado. “Hugo Pires fez parte do executivo que deixou nos TUB um resultado negativo acumulado superior a 7 milhões de euros e, não satisfeitos com isso, ainda lhe juntaram uma inimaginável dívida à ADSE de mais de 880 mil euros”, sustenta.

“Hoje o ar político respira-se melhor em Braga”.


“Persistência” foi a palavra utilizada pelo líder da Concelhia de Braga do CDS-PP, Altino Bessa, para descrever o trabalho de Ricardo Rio ao longo de mais de 12 anos no concelho. Primeiro na oposição, visto que perdeu duas eleições, e posteriormente, como autarca da cidade de Braga.

O centrista olha para a coligação “Juntos por Braga” como um projeto “suprapartidário” que, muito graças a Ricardo Rio, conseguiu atrair pessoas de fora do núcleo partidário, mas com relevo na sociedade civil, academia ou no panorama empresarial. “Hoje, o ar político respira-se melhor em Braga”, disse Altino Bessa numa comparação com os tempos de liderança socialista em que “o ar político era mais poluído”.

Nos quatro discursos que marcaram a tarde, destaca-se a vontade de querer continuar a obra quer a nível da mobilidade quer na cultura e sustentabilidade. A concretização de Braga Capital da Cultura 2027, resolução do Nó de Infias, conclusão da Ecovia do Cávado e da Variante do Cávado são alguns dos projetos que a coligação pretende fechar nos próximos quatro anos, caso vença as eleições autárquicas.

Para breve está a conclusão dos 260 metros junto ao Rio Torto, uma empreitada orçada em um milhão e oitocentos mil euros. 

“Futuro reserva-nos desafios muito similares ao primeiro mandato”.


Esta é a convicção de Pedro Borges Macedo, do PPM – Partido Popular Monárquico, que alerta, contudo, para a importância de relançar a economia através da atração de investimento e de empreendedores, sem esquecer a necessidade de apoiar as famílias carenciadas, o turismo e o comércio local. O PPM entende, por isso, que Ricardo Rio é o melhor candidato para “levar avante esta tarefa”.

Já o coordenador concelhio do recém membro da coligação Juntos por Braga, o Aliança, enfatizou as obras realizadas fruto da “visão integrada e de futuro”. Para Carlos Vaz são “evidentes grandes transformações” no concelho nos últimos oito anos.

O Aliança ressalta que se revê na gestão do executivo liderado por Ricardo Rio. Para o futuro fica um “enorme sentido de responsabilidade e a vontade de contribuir com novas ideias. Recorde-se que à semelhança do PPM, na vereação o lugar para o Aliança não será elegível. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv