Metade dos funcionários dos TUB aderiram à greve da função pública

Nos TUB, o protesto começou esta madrugada, às 5 horas, com uma adesão de 50%, desconhecendo-se, para já, quais as carreiras de autocarros que ficaram suspensas.  

Metade dos trabalhadores dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão hoje em greve, na sequência do protesto marcado pela Frente Comum.

Nos TUB, o protesto começou esta madrugada, às 5 horas, e, segundo fonte da administração da empresa municipal, a greve contribuiu para “algumas perturbações nas carreiras”, mas o impacto não é tão visível por força do encerramento de algumas escolas do concelho, minimizando as necessidades de transporte escolar.

Os trabalhadores reivindicam um aumento geral dos salários e a revogação do SIADAP, sistema que avalia o desempenho na administração pública.

Em frente à sede dos TUB, por volta das 8 horas, eram quatro os funcionários em protesto. À RUM, o funcionário e o membro do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Manuel Sousa, avançou que a adesão à greve foi de “50%” e que “poderia ser maior se não fosse o facto de alguns dos novos motoristas estarem em contrato a termo, de seis meses, e terem um receio natural [para se juntarem ao protesto].


O sindicalista referiu que os funcionários exigem, com a greve, “um aumento geral de 90 euros nos salários”, defendendo, ainda, que “no final da atual legislatura o salário mínimo suba para os 850”.


Além dos salários, os funcionários reinvidicam a revogação do SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública – por considerarem que a plataforma “é injusta” por travar “o avanço das carreiras”.

“Com o SIADAP, a progressão das carreiras passou a ser de dez em dez anos. Defendemos que haja avaliação de desempenho mas sem quotas. Dou um exemplo: um trabalhador com perto de 30 anos de serviço ganha o salário mínimo, 665 euros, e um trabalhador que entre hoje para as mesmas funções vai ganhar o mesmo. Não é justo”, criticou.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv