Reitor e presidente da AAUMinho participam em debate sobre a praxe

‘Praxes e Direitos Humanos’ é o tema da sessão desta quarta-feira da Civitas Braga. O evento organizado em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva decorre em formato online a partir das 21h30.
O painel é composto por Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Rui Oliveira, presidente da associação académica, Bruno Moraes Cabral, realizador do filme ‘Praxis’, de 2011, e pela escritora Inês Pedrosa. Destacando os diferentes contributos que cada convidado pode dar, Mário Lima, que assume o papel de moderador, refere que, em traços gerais, existe uma visão dicotómica sobre o assunto.
O antigo docente e membro da direção da Civitas Braga destaca que as praxes são “amadas por algumas pessoas, que as consideram práticas de integração dentro do ambiente estudantil, principalmente nas universidades e nos politécnicos”. No entanto, por outro lado, são “severamente criticadas por muitas outras, para quem não passam de atos de humilhação desregrada e que, às vezes, são atentatórios da dignidade humana e afetam o bom nome da universidade”.
A iniciativa começa com a exibição do filme Praxis, na plataforma Zoom, e, a partir da 22, a conversa é transmitida em direto nas páginas de Facebook da Civitas Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
