“O Governo não se pode descartar da responsabilidade de garantir o direito à habitação”

A CDU alerta para a importância de existir um apoio à habitação mais abrangente e inclusivo. Diana Ferreira, deputada na Assembleia da República, visitou esta segunda-feira alguns bairros sociais do distrito de Braga. 


O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), entidade pública responsável pela política nacional de habitação, segundo a comunista, não está a atender a determinados problemas. Depois da auscultação feita aos moradores, Diana Ferreira refere que existe “quase um ignorar da realidade da saúde das famílias e das despesas que têm com medicação”. “Disseram-nos que, no cálculo das rendas, essa situação não é tida em conta”. 


Recorrendo à Constituição da República Portuguesa, a deputada lembra que “o Governo não se pode descartar da responsabilidade que tem de garantir o direito à habitação para todos nem transferi-la para os municípios”.

A Estratégia Local de Habitação de Braga também não agrada à CDU, que se absteve quando o documento foi votado em reunião de câmara, há cerca de um mês. A acompanhar Diana Ferreira ao Bairro das Andorrinhas esteve Bárbara Seco de Barros. A deputada municipal considera que a BragaHabitat, empresa sob tutela da autarquia, deve disponibilizar um apoio que “vá além do espaço físico”.


Para a comunista, a criação de bairros sociais, em alguns casos, acabou por “segregar as populações”, frisando que a maior parte das pessoas que lá vivem “apresenta problemas financeiros e tem dificuldades de integração no mercado de trabalho”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv