Hugo Pires começa corrida autárquica a tentar convencer os próprios militantes

A comissão política concelhia do Partido Socialista de Braga (PS) repudia a decisão tomada pela nacional que indicou Hugo Pires para candidato à Câmara de Braga nas eleições deste ano sem ouvir a estrutura local. A posição foi assumida durante uma reunião que aconteceu na noite de segunda-feira, na sede local do partido, pouco mais de uma semana depois de os militantes terem ouvido Hugo Pires a apresentar-se internamente para assumir a referida candidatura. Os militantes votaram um documento que entretanto foi enviado para a direção nacional do PS.

Anteriormente, quando a decisão foi anunciada, muitos militantes socialistas já tinham demonstrado o seu desacordo com a decisão, uma vez que o presidente da concelhia, Artur Feio, que tem assumido desde 2017 o lugar de vereador da oposição, continuava disponível para entrar na corrida contra a coligação Juntos por Braga.

Depois de duas sondagens, os resultados permaneceram pouco animadores para o PS no seu todo, e as interpretações são diferentes perante os apoiantes de Artur Feio e os apoiantes de Hugo Pires.

O documento de repúdio foi aprovado em reunião pela comissão política, acusando a direção nacional de tomar de forma “unilateral” e apressada a decisão, sem dar voz à concelhia.

Direção nacional terá endereçado convites a várias personalidades, incluindo um membro do governo

A RUM sabe também que outro dos motivos para a contestação da comissão política concelhia presidida por Artur Feio foi o convite endereçado pela direção nacional do PS a algumas personalidades públicas, entre elas um membro do Governo. Convites feitos “à revelia” da comissão concelhia que critica a postura da direção nacional, acusando-a de “ignorar os órgãos concelhios, apresentando-lhes o facto consumado”.


A Universitária contactou Artur Feio, presidente da concelhia, que recusou prestar declarações sobre o assunto.


Hugo Pires terá manifestado algum desconforto com o documento, mas o mesmo foi aprovado pela maioria dos militantes presentes. O futuro candidato do PS marcou presença na reunião desta segunda-feira e terá sido, pela segunda vez, confrontado com o sentimento interno de muitos militantes.

A campanha de Hugo Pires nestas autárquicas será efetivamente desafiante já que terá de começar por convencer os próprios socialistas.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv