“Guimarães – Expedição Fotográfica” desafia participantes a eternizar a saudade

À 3.ª edição, o concurso de fotografia promovido pela Sociedade Martins Sarmento e pelo Cineclube de Guimarães espera triplicar o número de participantes.
Depois de 70 inscrições em 2016 e mais de 140 em 2018, a organização espera que este ano, e depois de um ano de paragem devido à pandemia, o número de inscritos no concurso supere o de anos anteriores. Serão permitidos, agora, um máximo de três trabalhos por cada concorrente, e não cinco como acontecia até aqui.
Paulo Vieira de Castro, presidente da direção da Sociedade Martins Sarmento, relembrou, na apresentação da edição deste ano do concurso, que decorreu esta segunda-feira, que o objetivo do “Guimarães – Expedição Fotográfica” passa pela “recolha documental de fotografia e pretende ter por objeto Guimarães, não só a cidade, mas todo o concelho e sobre temas que com Guimarães se relacionem”.
Este ano, os participantes terão como ponto de partida o tema “saudade”. “É especialmente oportuno voltar as atenções para as pessoas. Vivemos um tempo diferente que importa registar. Pegamos na palavra saudade, que foi eleita a palavra do ano pelos portugueses, e que tem que ver com a realidade que vivemos, sendo certo que o objeto será sempre o concelho”, adiantou.
A entrega dos trabalhos a concurso decorrerá durante o mês de Outubro, tendo como data limite o dia 31. OS prémios mantêm-se: mil euros para o primeiro classificado, 500 para o segundo e 250 para o terceiro. Sendo que ainda contarão “com um troféu e um conjunto de publicações”. Depois haverá ainda uma menção honrosa, atribuída pela secção de fotografia do Cineclube de Guimarães, a quem cabe também decidir o prémio, que nas edições anteriores foi um concurso de fotografia.
O concurso bienal devia ter acontecido em 2020, mas, devido à situação pandémica, a organização decidiu adiar a 3.ª edição para este ano. Os trabalhos serão expostos depois, em Janeiro de 2022, sendo que a Sociedade Martins Sarmento adianta ainda a intenção de apresentar os trabalhos em catálogo, com as fotografias das edições anteriores.
