Obras na Torre de Alfândega suspensas devido a descobertas arqueológicas

As obras de requalificação na antiga Torre de Alfândega, em Guimarães, estão paradas. O assunto foi levado esta segunda-feira à reunião de executivo pelo presidente da Câmara Municipal.

Durante os trabalhos foram encontrados vestígios arqueológicos referentes às muralhas de Guimarães, classificadas como Monumento Nacional. 


Domingos Bragança explica que, por essa razão, foi “anulado o concurso anterior, sem qualquer compensação indeminizatória”, e que o novo “projeto de adequação, com as alterações impostas pela Direção Regional de Cultura de Norte e pelos arqueólogos da câmara, já está pronto”. O procedimento concursal destinado à parte da obra que falta ser realizada vai agora ser lançado.

As obras em Guimarães marcaram esta reunião de câmara. A coligação PSD/CDS critica o “atraso” no arranque dos trabalhos nos Fornos de Olaria da Cruz de Pedra, depois do último concurso para a adjudicação da empreitada ter ficado deserto. Lembrando que este é um dossiê “há muito prometido pela autarquia”, Ricardo Araújo lamenta a situação, afirmando que “a obra já deveria ter acontecido”.

Em resposta, o presidente da Câmara Municipal garante que, entre hoje e amanhã, vai ser lançado um novo procedimento. A principal alteração está relacionada com o preço base, que, de acordo com os concorrentes, era demasiado baixo. “Todos os concorrentes disseram que não faziam aquela obra por aquele preço”, confessa Domingos Bragança.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv