“Pandemia agravou desigualdade de género”

Luta pela igualdade de género concentra vários movimentos na Avenida Central, em Braga, no Dia Internacional da Mulher.

Cartazes no chão. Máscaras no rosto. Distanciamento social. Era este o cenário que pintava a Avenida Central, em Braga, esta segunda-feira. No Dia Internacional da Mulher, o coração da cidade foi palco de uma concentração, a propósito da Greve Feminista Internacional. Apesar da pandemia, a Rede 8 de Março não quis manter a luta distante e pela voz de várias mulheres fizeram-se ouvir os gritos de luta pela igualdade de género. 


É o caso de Thaís Siqueira Canesim. Membro integrante da organização da Rede, a jovem alerta para o facto de “a pandemia ter agravado a desiguldade de género”. “As mulheres foram mais despedidas. Dos despedimentos, 90% foram mulheres”, frisou. 

A Rede 8 de Março já havia frisado que a covid-19 “carregou sobre os ombros das mulheres ainda mais tarefas, que se prendem com a articulação da vida profissional e familiar em contexto de confinamento, teletrabalho, ensino à distância”. 

“Enquanto emigrantes procuramos o nosso espaço. A esteriotipação das mulheres brasileiras é grande, em Braga. Eu não me sinto integrada”, lamentou Thaís. 

Apesar das limitações impostas pela pandemia, a Rede 8 de Março não quis perder o espaço até agora conquistado. Por isso mesmo, respeitando todas as medidas de segurança, quiseram manter a luta pela igualdade de género. “Este espaço que já conquistamos de estar na rua a reivindicar os nossos direitos é importante manter, apesar da pandemia. No entanto, respeitamos todas as medidas de segurança, nomeadamente distanciamento, álcool gel, todos de máscara e com cartazes no chão”, detalhou a jovem. 

Com uma adesão maior do que o esperado, em Braga, no Dia Internacional da Mulher não foram só elas a sair à rua. À organização, que agrega diferentes movimentos, juntaram-se vários homens.

No âmbito da Greve Feminista Internacional, além das iniciativas online realizam-se concentrações em várias cidades do país.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Ouvido Externo
NO AR Ouvido Externo A seguir: Music Hal às 01:05
00:00 / 00:00
aaum aaumtv