Câmara de Braga procede ao abate de 10 árvores infetadas na Av. da Liberdade

A Câmara de Braga está a proceder ao abate de dez árvores infetadas na avenida da Liberdade. 


A dezena de árvores, da espécie Ulmeiro, está infetada com uma doença designada grafiose, que ainda “não tem tratamento conhecido”, segundo explica à RUM o vereador do ambiente na autarquia bracarense.


Altino Bessa esclarece que as árvores infetadas podem contaminar as restantes 40 presentes na avenida, razão pela qual a autarquia procedeu a uma “ação preventiva”. 


“As árvores que foram atacadas irremediavelmente por esta grafiose têm de ser abatidas, não há outra solução”, justifica, sublinhando que a decisão foi tomada com base em “informações objetivas” identificadas por “técnicos da Câmara, com provas dadas”.

As árvores de espécie Ulmeiro começaram a ser abatidas ontem e devem ser substituídas até ao final desta quarta-feira, pelas espécies Faia e Prunus, “adequadas ao espaço urbano e bonitas no aspeto” e que vão “embelezar uma das principais montras da cidade”, acrescenta o vereador.

Altino Bessa sublinha que a autarquia não tem “nenhum prazer em abater árvores” e de ter de “alugar uma máquina para fazer o detroçamento do cepo e plantar novas árvores”, garantindo que o processo “só é feito para evitar que a praga se propague ao máximo pelas outras árvores”.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv