Vereador da Proteção Civil na CML demite-se depois de ser vacinado contra a covid-19

O vereador da Proteção Civil na Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, renunciou esta terça-feira ao cargo, depois de ter sido vacinado contra a covid-19, quando foram administradas doses que sobraram dos lares.

“O vereador Carlos Manuel Castro apresentou hoje o seu pedido de renúncia ao cargo, pedido que foi de imediato aceite pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa”, lê-se num comunicado divulgado hoje pela autarquia.

No dia 9 de fevereiro, a Câmara de Lisboa fez saber que, na sequência da vacinação em lares e residências para idosos, sobraram 126 vacinas, uma média de 18 por dia.

Dando cumprimento às determinações das autoridades de saúde, indicou a autarquia, foram ministradas 26 doses das vacinas a elementos das equipas envolvidas diretamente da operação de inoculação nos lares, designadamente 15 enfermeiros e oito elementos da Proteção Civil municipal presentes no local da vacinação, entre os quais o vereador com a pasta respetiva, e também três elementos da Higiene Urbana, entre os quais a sua diretora, envolvidos no processo de recolha das seringas utilizadas na vacinação.

As restantes 100 sobras “foram ministradas a profissionais dos grupos constantes na primeira fase de prioridade definida” pela Direção-Geral da Saúde.

Na rede social Facebook, Carlos Manuel Castro partilhou a carta que enviou ao presidente da Câmara lisboeta, Fernando Medina.

O pelouro da Proteção Civil passará a ser assumido pelo vereador Miguel Gaspar.

A notícia da Sábado terá estado na origem da demissão.

A Sábado garante que o vereador tomou a vacina dentro do seu gabinete, juntamente com Filipa Penedos, diretora municipal de Higiene Urbana, os comandantes da Polícia Municipal e dos Sapadores de Bombeiros.

A revista Sábado noticiou na quinta-feira que tanto o vereador como a diretora departamento de Higiene Urbana, Filipa Penedos, tinham sido vacinados de forma indevida. A Câmara começou por justificar o procedimento, mas a Sábado sabe que a história sobre a vacinação causou grande mal-estar na autarquia e até dentro do PS.

Lusa

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv