Pilar Social. Costa traça prioridades da presidência portuguesa da UE

Na condição de presidente em exercício do Conselho da União Europeia, António Costa debate esta quarta-feira com o Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa para o primeiro semestre do ano. Na sessão plenária em Bruxelas, o primeiro-ministro defendeu a realização “o mais rapidamente possível” de uma Conferência sobre o Futuro da Europa “centrada nos anseios e angústias dos cidadãos” e não nas instituições da UE.

Pouco menos de uma semana depois de ter recebido em Lisboa a visita de uma delegação do colégio da Comissão Europeia, liderada pela presidente Ursula von der Leyen, e de já ter recebido o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no lançamento da presidência, António Costa culmina esta quarta-feira a ronda de discussões institucionais sobre o programa do semestre com o Parlamento Europeu.

Na apresentação, no Parlamento Europeu , das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE, o primeiro-ministro defendeu a realização da “Conferência sobre o Futuro da Europa, como fórum de debate entre os Estados-membros e com os nossos cidadãos sobre o que queremos construir juntos como União no futuro”.

Segundo Costa, esta “deve ser centrada nos anseios e angústias dos cidadãos e não nas questões das instituições”.

“Enquanto presidência do Conselho [da UE], tudo faremos para que conferência possa ser lançada o mais rapidamente possível para que a possamos poder concluir com um debate aberto e esclarecedor”, anunciou.

*Com RTP

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv