Se nada se alterar, de 11 em 11 dias o número de casos de Covid-19 duplica

Se nada se alterar, de 11 em 11 dias o número de casos de Covid-19 duplica. Portugal pode atingir, dentro de poucos dias, os 18 mil casos diários.
Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou no Infarmed a projeção da situação epidemiológica, caso nada seja feito. “Há esta distinção entre prever e projetar que tem pressupostos. Neste caso, o pressuposto é muito simples: se esta situção permanecer, com uma duplicação de casos a onze dias, a 18 de janeiro estaremos na zona dos 18 a 19 mil casos, isto se assumirmos que nada vai acontecer e que tudo se vai passar como estamos a observar até agora”, esclareceu.
Também na reunião desta manhã no Infarmed um outro investigador, Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, confirmou que a adoção de um novo confinamento sem o encerramento das aulas presenciais é suficiente para reduzir o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 em Portugal abaixo de 1, mas a descida será superior com a suspensão das aulas para os alunos com mais de 15 anos e ainda mais acentuada com a suspensão total da atividade letiva.
